CUIDADOS, LIMPEZA E MANUTENÇÃO – CHOPEIRA TORRE NAJA

A sua chopeira carece de alguns cuidados de uso, limpeza interna e externa e manutenção periódica. Mantendo a sua chopeira sempre como NOVA.

VENTILAÇÃO DO MOTOR: É realmente muito fácil de utilizar a sua chopeira, e para que continue assim fácil alguns cuidados devem ser tomados no seu uso cotidiano, na limpeza e na manutenção periódica. No uso cotidiano da chopeira a questão MAIS IMPORTANTE é a ventilação do motor do pré-resfriador. O pré resfriador tem uma das função mais «quentes» que é «gelar» o chope, contraditório ou não gelar o chope exige muito esforço deste equipamento, assim o motor elétrico ficará em operação contínua e vai esquentar, mas não se preocupe com isso pois o equipamento é projetado para esta função e ainda possui um sistema de ventilação interna, entretanto se o local em que o pré-resfriador não for bem ventilado (com portas do tipo venezianas, treliçadas ou apenas vazadas) de nada vai adiantar toda a engenharia aplicada em sua concepção, o motor pode simplesmente PIFAR !!! E não tem volta, um novo terá que ser colocado.

A CHOPEIRAS BEERCOOLERS fornece toda orientação técnica necessária para a construção do local da chopeira, na dúvida consulte um de nossos técnicos, pois: EM CASO DE POUCA VENTILAÇÃO DO LOCAL, A GARANTIA NÃO COBRIRÁ OS PREJUÍZOS .

ASSEPSIA NORMAL A ÁGUA CLORADA

Outra questão que é observada é a LIMPEZA INTERNA, ressaltamos que apenas utilizamos mangueiras ATÓXICAS na condução do chope e as serpentinas são todas de aço INOXIDÁVEL, o que evita a formação de fungos e retenção de resíduos em seus interiores, mas o chope é um organismo vivo, não é pasteurizado como as cervejas engarrafadas assim sua validade é bem menor e a sua VIDA é maior, podendo apodrecer e criar fungos caso seja deixado nas tubulações. Portanto deve-se limpar a chopeira (as tubulações e as serpentinas) a cada uso, retirando todo o chope que ficou armazenado nos cursos substituindo-o por água tratada (clorada) da torneira. Pensando nisso e para facilitar a sua vida toda chopeira é acompanhada de um dispositivo de retrolavagem, veja e aprenda na próxima página como fazer a limpeza de uso cotidiano de sua chopeira.

ASSEPSIA QUÍMICA – ÁCIDO PARACÉTICO – PROCEDIMENTO ANUAL OU DE RECUPERAÇÃO

Apesar de todo esse cuidado ainda recomendamos que uma limpeza mais profunda seja feita anualmente em sua chopeira, e essa você terá que contratar, pois é feita com equipamento especial e um produto químico o ÁCIDO PARACÉTICO que se caracteriza por sua rápida ação microbiana sendo classificado como um desinfetaste a frio de excelente performance. Esse produto deve ficar nas tubulaçãos da sua chopeira por 20 minutos e depois enxaguado, assim irá retirar por completo qualquer resídio e VIDA que tenha se formado no interior das tubulações. Pronto seu chope será sempre fresco e limpinho para ser tomado quando quiser.

CONSULTE A NOSSA EQUIPE PARA A CONTRATAÇÃO DA ASSEPSIA QUÍMICA.

REPOSIÇÃO DE PROPILENO GLICOL

Para as chopeiras com KIT SUB-ZERO (ver tópico TORRE CONGELADA OU SUADA) onde parte da água é substituída por Propileno Glicol, este deve ser reposto a cada tempo, muitos imaginam que é porque o produto EVAPORA por ser um composto alcoólico, mas o PROPILENO GLICOL NÃO É VOLÁTIL ele tem sim a propriedade de solubilizar com a água e nunca vai evaporar, outrossim irá «ENGROSSAR», e tornar a SOLUÇÃO mais VISCOSA. O que faz aumentar esta viscosidade? É o POUCO USO DA CHOPEIRA, pois quando em uso a bomba de recirculação mantém a SOLUÇÃO (água + propileno glicol) gelada e sempre em movimentação, mantendo a viscosidade da solução equilibrada, quando desligada (a solução ficará quente e parada) o Propileno Glicol expande e desequilibra a solução fazendo-a ficar viscosa demais para as operações da chopeira, a movimentação da solução no interior do pré-resfriador e a recirculação na torre, então ocorre o que ninguém nem quer ouvir, perde-se 50% da capacidade de gelar o seu chope. Então de tempos em tempos deve-se substituir parte da solução de água + propileno glicol por Propileno Glicol puro, 5 litros de troca a cada substituição já serão suficientes para que a viscosidade da solução volte ao equilíbrio e a capacidade de gelar o seu chope retorne ao normal.

COMO RELIGAR A CHOPEIRA COM KIT SUB-ZERO APÓS A LIMPEZA COM ÁGUA

Religando a Chopeira – SUB-ZERO após a limpeza

Religando a Chopeira

Esse procedimento DEVE SER SEGUIDO PARA AS CHOPEIRAS QUE TENHAM O KIT SUB-ZERO INSTALADO !!

Por que apenas para as chopeiras com o KIT SUB-ZERO ?

Porque as chopeiras que tem o KIT SUB-ZERO instalado estão calibradas para gelar o chope em temperaturas NEGATIVAS e após o processo de LIMPEZA toda a TUBULAÇÃO de CHOPE estará preenchida por ÁGUA, ligando a nesta condição esta ÁGUA irá CONGELAR paralisando assim todo o sistema.

Então como devo proceder?

Siga os passos:

– Chopeiras a BANCO DE GELO, como são as nossas, devem ser ligadas com 2 horas de antecedência para que o BANCO fique gelado e assim possa refrigerar o chope, a tendência é que você naquele domingão acorde e já vá ligar a chopeira…… NÃO FAÇA ISSO !!! A água que ficou dentro das serpentinas, resultado do processo de LAVAGEM feito anteriormente irá CONGELAR. Siga os passos a seguir: Siga os passos:

1 – Certifique-se que o PRÉ-RESFRIADOR esteja desligado da tomada, se por ventura ficou ligado depois da última lavagem você deverá desligá-lo e aguardar no mínimo 2 horas antes de proceder do Passo 3 em diante. Isso porque, muito provavelmente a água que está no circuito do chope já está congelada e será impossível de retirá-la neste estado; 1a – Compre o CHOPE; 2 – Certifique-se que a torneira de água do sistema de lavagem esteja FECHADA; 3 – Retire a válvula extratora que agora está engatada no dispositivo de lavagem e engate no barril; Caso a torneira que leva água para o dispositivo esteja aberta você vai levar um BANHO !!!! 4- Abra a torneira da água do sistema da DUCHA GELA COPOS. 5 – Abra o registro do cilindro de gás, observe o marcador que registra a pressão de saída e certifique-se que esteja em mais ou menos 2,5kg; 6 – Acione a torneira respectiva da via em que você conectou o chope; 7 – Nesta via (torneira) irá começar sair a água que estava no circuito do chope, mantenha a torneira acionada até que toda água seja sangrada desta via e comece a sair chope, descarte ao menos um copo de chope. Pronto esta via está pronta, repita o procedimento em todas as vias da sua chopeira. 8 – Ligue o Pré-Resfriador na tomada 9 – Pronto agora é só aguardar o BANCO GELAR e aproveitar o seu chope à vontade. O chope colocado agora no circuito NÃO IRÁ CONGELAR pois contém Álcool e o seu ponto de fusão é menor do que a temperatura a qual a chopeira foi calibrada para trabalhar.

IMPORTANTE:

Usuários que fazem uso freqüente da chopeira costumam deixar o equipamento constantemente ligado. Esse hábito não irá prejudicar a sua chopeira e o chope, mas só por algum tempo. Com o uso freqüente da chopeira sempre um «novo» chope será deixado no circuito e o risco de deterioração é menor, entretanto aconselhamos que o processo de limpeza seja feito ao menos uma vez por mês visando manter a integridade do equipamento e a saúde da sua chopeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by